22 nov 7 tendências do mercado imobiliário para 2019

Com o fim do período eleitoral, o mercado imobiliário começa a dar sinais de uma recuperação e deve ter  uma nova fase de crescimento a partir de 2019. Entre os fatores que apontam essa retomada está a perspectiva de oferta de crédito barato para construção e aquisição de imóveis, em meio a um cenário macroeconômico com taxa básica de juros em torno de 8% ao ano e inflação estabilizada no patamar de 3% a 4%.

O levantamento do mercado imobiliário só deve ganhar corpo no início de 2019, de acordo com expectativas de empresários. A justificativa é que os problemas econômicos, instabilidade política e a greve dos caminhoneiros pesaram sobre um importante período de 2018.  No entanto, já é possível notar, em Florianópolis, importantes sinais deste reaquecimento com novos lançamentos imobiliários e maior procura.

Financiamentos

Um dos motivos de maior procura, está na adesão da Caixa, a taxa de juros caiu de 10,25% para 9% e isso significa mais poder de compra na casa própria para o consumidor. Além disso, a porcentagem do que pode ser financiado no preço do imóvel aumentou, subindo de 50% para 70%.

A Caixa voltou a aceitar transferência de financiamentos que estavam sendo feitos em outros bancos. Com isso, há uma enorme contribuição para o aquecimento do ramo.

Confira as 10 tendências para o mercado imobiliário em 2019:

  1. Investimento num novo patamar
  2. Crescente interesse por produtos alternativos, tais como imóveis a preço de custo
  3. Escritórios e espaços para coworking: um novo nicho para o investidor
  4. Comércio em expansão
  5. Maior procurar por soluções alternativas que combatam a escassez de oferta logística
  6. Mercado residencial e condomínios com áreas de lazer em franco desenvolvimento
  7. Investimento em imóveis para plataformas de alugueis, como Airbnb